Psicóloga Thaís Pimenta

Constelação Sistêmica

A Constelação e as doenças

Publicado por

Publicado por

Thais Pimenta

  • COMPARTILHE:
Você conhece o significado da doença na Visão sistêmica das Constelações ?!

Segundo Hellinguer em seus estudos com grupos diversos, algumas doenças são manifestações físicas de pessoas excluídas no sistema familiar e indicam a necessidade de um novo olhar de inclusão que possibilita a cura e o reestabelecimento da saúde.

A doença, apesar de incômoda, dolorosa e frequentemente perigosa, ela nos força a pensar na saúde e a desenvolver esforços para recuperá-la. Foi observado que alguns doentes crônicos ou com risco de morte muitas vezes parecem felizes, apesar de doentes ou por isso mesmo, como se a doença lhe proporcionasse uma boa consciência. De uma certa forma a doença dá uma sensação de se sentirem vinculados, inocentes e acolhidos e por isso pessoas que foram excluídas como más passam também a ter um lugar na família, uma possibilidade de pertencimento pela dor, pelo amor inocente aquele que adoece e enfraquece, mas se olhado e ressignificado oferece grandes possibilidades de transformação para todos na família!

É comum ouvirmos pessoas relatar que após a cura de uma grave doença de um ente querido na família todos estão melhores, mais leves e transformados, mas será que essa transformação precisava acontecer pela dor ?!

Trago essas informações para esclarecer, informar e abrir novos horizontes em vossos corações pois mesmo na dor, o que tem em essência é o Amor, e podemos ir do amor que adoece ao amor que cura e nos fortalece, de que forma, de muitas maneiras e também através da conexão e dos aprendizados da constelação.

A Consciência coletiva não é diretamente percebida por nós, suas leis são trazidas a luz pelo trabalho com as constelações familiares. É uma Consciência coletiva pois envolve várias pessoas, dirigindo-as como um grupo. Entretanto, ela envolve apenas determinadas pessoas: Numa família são os filhos; em seguida, seus pais, os irmãos dos pais, portanto os tios e tias; depois, os avós, ás vezes, alguns dos bisavôs. Esses são os consanguíneos.

Contudo ainda pertence ao sistema algumas pessoas sem vínculo de parentesco, para informação, todos aqueles cujo a morte ou infelicidade beneficiou algum membro do sistema. Por exemplo, a segunda mulher de um homem foi beneficiada pela morte da primeira ou por sua separação. Por isso ela pertence a esse sistema, embora os filhos da segunda mulher não sejam seus Consanguíneos. (Parentes de sangue)

Outra coisa que é preciso saber só se evidenciou nos últimos anos nas constelações. Se um dos membros do sistema foi um assassino, sua vítima pertence ao sistema. E se algum dos seus membros foi assassinado, seu assassino também pertence ao sistema.

NINGUÉM PODE SER EXCLUÍDO

A Consciência coletiva obedece a uma lei básica: Ninguém que tenha pertencido ao sistema pode ser excluído dele. A nenhum deles pode ser negado o direito de pertencer ao sistema.

O que ocorre quando a exclusão acontece ?!  A pessoa excluída é representada, mais tarde, por um outro membro do sistema, e o familiar revive o mesmo destino do excluído.  

Por Exemplo, um marido anterior é representado por um filho no próximo casamento da mãe. Então esse filho pode se comportar como um rival diante do pai, pois inconscientemente representa o primeiro marido da mãe. A solução consiste em simplesmente reconhecer o primeiro marido como um integrante do sistema, isso acontece também em vivências de constelação !!!

Quando uma constelação é recomendada?
  • Quando existe uma sensação em alguns momentos de estar nadando contra a correnteza. Falta de força e energia para realizar as coisas simples da vida, pequenas tarefas.
  • Pensamentos repetitivos e pesados com frequência.
  • Medos desconhecidos ou mesmo nunca verbalizados que estão vivos e atuantes no sentir da pessoa.
  • Dificuldades de relacionamentos afetivos e profissionais.
  • Dificuldades de relacionamentos familiares.
  • Doenças e sintomas corporais como enxaqueca, dores de coluna, lombar e crises alérgicas em geral.
  • Dificuldades em lidar com o dinheiro.
  • Vontade interna de crescer e se tornar mais bem-sucedido. Projetos novos. Potencializar sua força interna conectada com sua raiz ancestral.
Quando uma constelação não é recomendada?
  • Por uma simples curiosidade ou busca por culpados ou responsáveis pelas dificuldades atuais, não existe culpados ou inocentes existe seres humanos que viveram suas experiências com todas suas consequências.

Existem dois tipos de trabalhos com a constelação sistêmica os traumas pessoais e as conexões sistêmicas interligadas a vida atual da pessoa constelada.

Espero ter esclarecido um pouquinho melhor sobre esse tema hoje especialmente a vocês que ainda não vivenciaram uma constelação familiar!  

Deixe seu comentário.

E-Book

Conhecendo a Constelação Familiar

Esse ebook tem o objetivo de ser um breve informativo sobre o que é a Constelação Familiar e como essa ferramenta sistêmica possibilita um olhar de inclusão e amorosidade em todas as aréas da nossa vida!

Ei Não Vá Embora Ainda...

E-BOOK GRATUÍTO CONHECENDO A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA
FAMILIAR.

 

Clique no botão abaixo para saber mais...
QUERO SABER MAIS AGORA!
close-link